quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PROGRAME-SE : PALESTRA "MAPEAMENTO DE CORPOS EM PERFORMANCE NO NORDESTE" EM NATAL

            O Circuito Regional de Performance BodeArte surgiu da premente necessidade de discussão e de espaços de apresentação no campo da performance arte no nordeste brasileiro. Produzido pelo Coletivo ES3 em Natal-RN, o circuito contou em sua última edição com vinte e cinco inscritos, entre artistas e coletivos, com mais de trinta trabalhos apresentados no total.
            Esse número contemplou a participação de dez estados brasileiros, sendo oito deles da região Nordeste, e dois da região Sudeste, que reuniram-se durante seis dias em uma programação de oficinas, mesas redondas, fórum e apresentações promovidas por esse circuito independente.
            Um dos principais pontos da produção do BodeArte perpassa fortemente o interesse no campo do mapeamento dos artistas que atuam no campo da performance arte no nordeste do Brasil. Ao todo foram mapeados vinte artistas em toda a região, somando-se a esse número mais cinco coletivos que congregam cerca de trinta e cinco artistas, num total de cinqüenta e cinco artistas que pensam, produzem, movimentam a performance arte como linguagem artística viva nessa região. Foram ainda mapeados mais dois artistas e um coletivo, composto por cinco artistas, em São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.
            Dessa forma, a partir da experiência do Circuito Regional de Performance BodeArte o Coletivo ES3, como produtor e mapeador, mobiliza hoje a criação de uma rede nordestina de performance arte, ampliando esse mapeamento e discutindo as perspectivas apresentadas por diversos artistas em seus territórios, no que condiz a compreensões conceituais, apresentação de trabalhos, discussão de processos criativos, cenários de produção artística, estratégias de sobrevivência e financiamento de trabalhos, etc.
            O resultado deste mapeamento foi organizado no formato de palestra perfalada pelos membros do Coletivo ES3, um dos produtores do Circuito BodeArte. No mês de setembro o Coletivo ES3 foi convidado a apresentar a palestra dentro da programação da Semana Preparatória do evento Tubo de Ensaios promovido pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura da Universidade de Brasília. A palestra foi também contemplada pelo edital de ocupação Cena Aberta e será apresentada em Natal/RN no dia 29 de outubro. 

Quer saber mais sobre o mapeamento realizado?

Quando: 29 de outubro
Onde: Casa da Ribeira
Que horas: 18h

Compareça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário