Histórico


Formado por dois artistas atuantes na cidade do Natal, o Coletivo ES3, se alguma definição lhe pudesse ser conferida, pode ser apontado como um coletivo artístico com grande preocupação, tanto artística quanto pedagógica e política, com o campo da arte contemporânea, sobretudo no que diz respeito às artes do corpo (Dança, Teatro e Performance Arte).
A proposta do nome “Coletivo ES3” parte da dedicatória de um texto de Sarah Kane, onde a dramaturga coloca “A todos os internos e ao pessoal de apoio do bloco ES3”, que na proposta texto poderia ser tanto bloco de campo de concentração, como bloco de hospital psiquiátrico e bloco de alojamento universitário. Dizer isso é colocar que antes de tudo é um grupo que não se detém a uma identidade fixa em sua pesquisa e produção artística, e por outro lado também enxergar-se como parte complementar e móvel de composição de diversas estruturas.
O Coletivo atua desde 2009 dando início às suas produções com encenações que levavam em conta a interação entre Teatro, Dança e Performance, tais como “Somos Imbatíveis, Estamos no Chico Villa ou Jovens do Bairro ou Tô Escolhendo, Calma! Ou Nossos Sentimentos ou não Acredito que Conseguimos”, (Natal-RN). Em 2010 apresentou na cidade do Natal as performances "ES3" e "Cleansed" no evento “Baixo do Natal”, além da “Performance Futurista”, “Coração” e a instalação “Sapos” no evento “BodeArt”. No mesmo ano foi premiado pelo XIII Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal por pesquisa teórica referente a história da performance no Rio Grande do Norte. 
Em 2011 apresentou em Natal a performance “Geräuschkulisse (o ruído de fundo)”, “ES3” e “Outro Manifesto” através do edital Cena Aberta (Casa da Ribeira). Realizou também as performances “Medula Abissal” e “Paisagem Espinhal” no ENEARTE 2011. O projeto visual de performance design da performance “ES3”, participou da Mostra de Escolas de Cenografia (ECA-USP) e da Mostra Brasileira na Quadrienal de Praga 2011
No ano de 2011 apresentou ainda as performances “O Que Está Aqui Está em Todo Lugar”, e “1° Manifesto” em galerias locais. Nesse ano, criou e produziu o I Circuito Regional de Performance BodeArte, circuito independente de performance que reuniu em sua edição mais de 40 trabalhos de 50 artistas advindos de 10 estados brasileiros Organizou ainda a exposição “Movimento-Momento: Fragmentos no Tempo” realizada na Sala de Arte Contemporânea da Casa da Ribeira.
Em 2012 apresentou a performance "Corpo Manifesta", na programação Noite da Performance da Virada Multicultural do Recife, com curadoria de Rodrigo Dourado. Aprovou ação em performance no edital Arte Praia, da Casa da Ribeira, com a performance "Compre Seu Espaço na Praia". Integrou ainda a exposição “Resquícios Arte Praia” com o registro deste trabalho.Participou com as performances “Corpo Manifesta”, “Coisas Inomináveis”, “El Borderfucker” e “Composições para Esquecer” do projeto Descontrole Remoto – Performance, Itinerância e Lugar, aprovado pelo Rede Funarte de Artes Visuais 2011
Em 2012, realizou o II Circuito Regional de Performance BodeArte reunindo mais de 50 trabalhos de 70 artistas advindos de 15 estados brasileiros. Apresentou a performance "Não Conheço Nenhuma Razão Para Amar Senão Amar", em parceria com a Cia. Suspensa (MG). Trabalhou como colaborador na Plataforma Descontrole Remoto, que propõe a criação e divulgação de conhecimento em performance arte. Realizou ainda mais três performances aprovadas no edital Circuito Ribeira (RN), “Passeio Potiguar”, “Marionetes e Ventrículos” e “O que Egon Schiele Estaria Dizendo”.
Em 2013 já participou do projeto CEP – Corpo, Espaço e Percurso em Porto Alegre, com uma série de dez performances na rua denominada “Fragmento ao Ar Livre”. Realizou exposição derivada do trabalho no Atelier Subterrânea (RS). Apresentou em Natal as performances “Paisagem Espinhal”, “Corpo Paisagem” e “Não Conheço Nenhuma Razão Para Amar Senão Amar” no Cena Performance (Casa da Ribeira). Participou com as vídeo-performances “Landscape para Círculos Móveis” e “Occupy the Fat” do evento Corpo.Ruído realizado em Rio Grande (RS).
Ainda em 2013 participa com palestras e performances do evento Performance, Corpo, Política promovido anualmente pelo Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos (UnB). Foi convidado ainda à participar do Festival Internacional de Performance Perpendicular (MG) bem como do evento virtual Incorpora: Encontros Virtuais em Performance (BA) promovido pelo Coletivo Osso Performances Urbanas.
Como convidado, apresentou palestras sobre performance arte em eventos como: Tubo de Ensaios (UnB), Perfor2 (Associação Brasil Performance), Instituto Hemisférico de Performance e Política (NYU), Circuito Ribeira (Ribeira Criativa), Cena Aberta (Casa da Ribeira), Gambiarra (TECESol), Projeto CEP (Atelier Subterrânea), Seminário Cultural Iberescena (C.A.S.A.).


Veja nosso portifólio no link abaixo:
http://issuu.com/coletivoes3/docs/portf__lio_coletivo_es3