Produção-Circuito BodeArte

O Circuito BodeArte é um evento voltado a performance arte que busca discutir, apresentar e pensar esse cenário num contexto latino americano e brasileiro, para tanto realiza um ciclo de palestras, oficinas, fóruns e apresentações de performances. O BodeArte é realizado em Natal, Rio Grande do Norte, e é produzido pelo Coletivo ES3 e o Grupo Facetas. Mutretas e Outras Histórias.
O Circuito BodeArte se tornou em 2011, na sua terceira edição, um circuito regional de palestras, oficinas, exposições e apresentações no campo da performance arte, cujo intuito passa a ser não apenas propiciar espaços de apresentação de performance, e produzir e difundir conhecimento sobre esta, mas também mapear os cenários onde a performance é discutida promovendo um diálogo entre artistas de diferentes realidades.
Esse ano destaca a mudança de abragência de seu enfoque, buscando abarcar trabalhos em diversas linguagens artísticas (artes visuais, teatro e dança) que desenvolvam reflexões em seu interior sobre o campo da performance arte, reconhecendo-a e afirmando-a como parte de seus processos criativos. 
*BodeArte: o nome brinca com o termo da língua inglesa, body art, e joga com essa perspectiva de um evento que se localiza no nordeste do Brasil. O bode é então uma figura crua, de couro duro, que suporta a fome e se alimenta de todo tipo de matéria, figura dionisíaca e marginal, animal-alimento-roupa da paisagem do nordeste.




A PRIMEIRA EDIÇÃO:


O I Circuito Regional de Performance BodeArte aconteceu em Natal (RN) de 4 a 9 de julho do ano de 2011 no TECESol, sendo uma produção independente do Coletivo de Diretoes ES3 e do Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias. Entre os 5 dias de evento houveram apresentações artísticas,exposições fotográficas e videográficas, bate-papo com os artistas participantes, oficina  e fórum de performance.
Contamos nesta edição com a presença da Prof. Dra. Naira Ciotti enquanto ministrante de oficina e os professores Drs. Wellington Jr. e Lucio Agra enquanto performers, além de performances de cerca de 9 estados do nordeste e de fora dele na figura de performers como Mary Vaz (AL), Charlene Sadd (RJ/AL) e Maicyra Leão (SE) e coletivos como o Projeto CadaFalso (CE) e o Grupo TOTEM (PE) dentre vários outros.
O I Circuito Regional de Performance BodeArte surgiu para suprir a necessidade de um mapeamento dos corpos em performance no nordeste brasileiro, para estabelecer através do mapeamento uma rede consciente de si e diversa em suas diferenças e contradições de cenário. É válido salientar que a nomenclatura de “regional” indica o enfoque do mapeamento promovido por seus produtores (voltado a performers da região Nordeste do Brasil), e não limitação espacial para aqueles que desejem participar do circuito.
Durante o ano de 2011, após a realização do I Circuito, o Coletivo de Diretores ES3 tem viajado o Brasil em eventos como o Tubo de Ensaios da UNB e o PERFOR2 da Associação Brasil Performance levando os primeiros resultados do mapeamento realizado nesta edição do Circuito, tendo também uma palestra aprovada no edital de ocupação Projeto Cena Aberta, onde apresentou estes resultados na cidade sede do evento. 


A SEGUNDA EDIÇÃO:

O II Circuito Regional de Performance BodeArte aconteceu em Natal (RN) entre os dias 21 e 26 de maio de 2012, tendo como sede o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Campus - Cidade Alta). Produzido ainda independentemente pelo Coletivo ES3, gerou uma semana intensa de programação que continha palestras, performances presenciais e em telepresença, intervenções urbanas, exposições fotográficas, fóruns, mostra de vídeos, lançamento de livros, bem como de revista.
Contamos com a presença maciça de artistas e pesquisadores de todo o Brasil. foram cerca de 30 performances, 04 exposições fotográficas, 03 mostras de vídeo e ainda performances em telepresença totalizando a participação ativa de mais de 50 coletivos e performers nacionais. O número de inscrições deu um grande salto nesta edição com relação à primeira e as expectativas são apenas de aumento no interesse em participar do Circuito.
Durante o ano de 2012 e 2013 o Coletivo ES3 continuou viajando o Brasil em eventos como "Seminário Cultural Iberescena" (MG), "Performance, Corpo, Política" (DF) e "Encuentro do Instituto Hemisphérico de Performance e Política" (NYU) para compartilhar a experiência de produção independente do Circuito Regional de Performance BodeArte que, em sua segunda edição, já é um dos maiores do país. Investimos agora na busca de editais e Leis de Incentivo que possam fomentar a realização da terceira edição do Circuito cujas dimensões já extrapolam nossas possibilidades financeiras e de força de trabalho.




A TERCEIRA EDIÇÃO:

É com muita tristeza e indignação que comunicamos que o projeto do III Circuito Regional de Performance BodeArte, embora aprovado por uma lei de incentivo à cultura estadual, não conseguiu nenhum patrocinador. Em suas duas edições regionais, o Circuito BodeArte tinha como investidores o Coletivo ES3 e todos os performers e pesquisadores que se deslocavam de suas cidades para uma semana de intensas trocas e afetos em performance. O evento foi tomando proporções cada vez maiores que nos fizeram buscar fontes de apoio financeiro para, de alguma forma, retribuir estes investimentos e permitir o crescimento do evento arcando com pagamento de cachês, criação de catálogos impressos, despesas com passagens e estadias e, até mesmo despesas de produção e contratação de assistentes para tornar o evento menos desgastante para a produção, antes realizada por quatro performers para além de seus vínculos empregatícios e educacionais
Passamos cerca de seis meses em busca de empresas patrocinadoras e chegamos agora ao segundo semestre que também inviabiliza a compra de passagens aéreas mais baratas, ou mesmo o apoio de um espaço como sede do Circuito, pois todos já estão organizando suas pautas para os eventos de final de ano.
É com muita insatisfação, portanto, que o Coletivo ES3 na função de produtores do Circuito Regional de Performance BodeArte, comunica que em 2013 não poderemos arcar com a produção da terceira edição presencial do mesmo. Destacamos o “não poderemos”, pois a não realização do Circuito presencial este ano, não implica em uma desistência do movimento de resistência, re-insistência, e re-existência da Performance Arte no mercado cultural nordestino, ao contrário, estamos procurando novas possibilidades de fazer o Circuito acontecer.




Saiba mais sobre o Circuito BodeArte aqui.