Curso de Performance – Performance: Corpo, Processo e Prática.


Faça o download da Ficha de Inscrição aqui.

Ministrantes: Coletivo ES3 (André Bezerra e Chrystine Silva).
Carga horária: 60h (40h presenciais + 20h não-presenciais)
Vagas: 25.
Caracterização do curso: Teórica e prática.
Público-alvo: Artistas, pesquisadores e/ou professores dos campos das artes do corpo, visuais e sônicas.
Observação: Não são necessários quaisquer conhecimentos prévios, de ordem teórica ou prática, sobre performance para a participação no curso.


Venha conhecer e/ou se aprofundar nas ideias e ações que compõe a linguagem da performance arte. Geralmente referenciada como tal a partir da década de 1960, a performance arte é uma linguagem nômade que transita entre os diversos campos da arte, assim como em distintos espaços da vida, investigando e propondo outros modos de criação muito específicos no que diz respeito as compreensões de corpo, espaço e tempo.
O corpo ao vivo, em relação direta e não ensaiada com o outro, o lugar e o momento. O corpo correndo riscos necessários para expor uma questão, uma problemática acionada pelo performer sobre se isso, ou aquilo (um comportamento, uma lei, um conhecimento, uma pessoa, um espaço-tempo, etc.), que temos como posto, natural e/ou pré-definido, é de fato aquilo que aparenta. De diferentes maneiras, por procedimentos visuais, corporais, sônicos, e outros imprevistos e além do espaço das linguagens artísticas, as performances continuam criando na contemporaneidade um espaço fugidio de investigação para o artista.
Através de diferentes enfoques teóricos e práticos, o curso “Performance: Corpo, Processo e Prática”, se volta para a performance arte, propondo aos seus participantes uma caminhada extensiva e (per)formativa pela vasta gama de possibilidades de criação que integram essa linguagem.
Realizado em parceria com a Pinacoteca do rio grande do Norte, como parte da Residência ES3, e com carga horária de 60h, este curso fornecerá certificação aos participantes com presença em mais de 80% de suas atividades.
Obtenha todas as informações necessárias sobre o programa do curso, os horários e dias de realização, o valor de investimento, e os ministrantes logo abaixo. Faça o download da ficha de inscrição aqui.

Inscreva-se já!

HORÁRIOS E DURAÇÃO

O curso ocorrerá todos os sábados, a partir do mês de maio, das 09:00 às 13:00, no espaço da Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte (Praça 7 de Setembro, S/N - Cidade Alta - Natal/RN - 59025-300).

INSCRIÇÕES

Faça o download da Ficha de Inscrição aqui, preencha-a e envie para para o e-mail do Coletivo ES3: coletivoes3@gmail.com

Período de Inscrições: 20 de março a 20 de abril.

CUSTOS
O curso terá custo de R$ 90,00. Esse valor investido pelo participante poderá ser integralmente pago no ato do primeiro encontro, ou dividido em três vezes, com parcelas pagas no início de cada mês do curso.
O valor cobrado servirá para cobertura dos custos de deslocamento dos ministrantes, bem como de materiais impressos e práticos necessários para a realização de exercícios e discussões.

CERTIFICAÇÃO
Será concedido certificado a todos os participantes que atenderem presencialmente ao mínimo de 80% dos encontros previstos para a realização do curso.

Objetivos

·                    Promover um curso de 60h que propicie aos participantes visões teóricas e experiências práticas sobre os modos de criação do corpo em performance.
·                    Criar, como finalização prática do curso, performances individuais e coletivas junto aos participantes que irão compor uma mostra na Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte.
·                    Propiciar, como finalização teórica do curso, a criação de um ensaio livre no campo da performance e processo criativo.


Conteúdos Programáticos

Os conteúdos a serem trabalhados no curso se dividirão em três módulos:

MÓDULO I: PERFORMANCE ARTE E CORPOS POLÍTICOS
Nesse módulo introdutório o performer André Bezerra se voltará a uma passagem histórica da performance arte com base nos eixos conceituais: (1) Composição em Performance no Espaço; (2) Composições em Performance no Tempo; e (3) Composições em Performance na Coletividade. Em seguida procurará propor a percepção teórico-prática do corpo como agente das cisões e provocações no território da performance arte, considerando para tanto a noção de micropolíticas do corpo no mundo contemporâneo. As práticas propostas partirão dos trabalhos de artistas como Lygia Clark, Helio Oiticica, Flávio de Carvalho, e do próprio Coletivo ES3. Carga horária: 12h

MÓDULO II: SELF AS CONTEXT E MOVIMENTO
Nesse módulo do curso os participantes serão conduzidos por Chrystine Silva numa reflexão direcionada ao próprio corpo, pensando na proposta de uma etnografia da própria história e corpo como material de construção do processo criativo do performer. Para este momento o eixo teórico se voltará a ideia de self as context proposto por Richard Schechner, como proposta de um olhar diferenciado para o lugar ocupado pelo corpo como agenciador de ações e comportamentos no campo da performance. Os procedimentos práticos partirão de trabalhos de artistas como Ana Mendieta, Guillermo Goméz-Peña, Renato Cohen, dentre outros. Carga horária: 12h

MÓDULO III: PROCESSOS CRIATIVOS EM PERFORMANCE
O módulo final do curso se centra no desenvolvimento de processos criativos com os participantes, orientando e propondo questões de reflexão que fomentem a elaboração de seus projetos e proposições individuais e/ou coletivas de ação. Com este encaminhamento, esse momento pretende não somente propor uma passagem pelo processo criativo em performance, como também um destaque às potências de ação que este contempla e como podemos aprender com estas a pensar de outra forma o corpo e arte no contexto social, político e vivo. Assim, a proposta não se orienta por um comando imposto aos alunos, mas em um processo de emergência de possibilidades advindos de trocas com estes. Carga horária: 16h

MÓDULO IV: TEORIA E DESVIOS
Este é o módulo não presencial que engloba uma série de leituras teóricas sugeridas referentes à performance arte. Os textos propostos são de autores como Guillermo Goméz-Peña, Lúcio Agra, Diana Taylor, Renato Cohen, Naira Ciotti, Maria Beatriz de Medeiros, Richard Schechner, dentre outros, numa investigação não de caráter normativo, mas crítica e inquieta dos princípios e aspectos da performance tal qual abordados por esses pesquisadores. Esse módulo permeia os demais com sugestão quinzenal de novas leituras, e para seu cumprimento requer a escrita de um ensaio de temática livre pelo participante.

  
RELEASE DOS PERFORMERS MINISTRANTES:

ANDRÉ BEZERRA
Mestre em performance arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN, e licenciado com láurea em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua também como performer e artista cênico e visual residente na cidade do Natal – RN. É fundador e integrante do Coletivo ES3, tendo participado integralmente de todos os projetos no currículo deste.
Atua também como formador no campo da performance arte, tendo desenvolvido projetos de pesquisa e extensão junto a Prof. Dr. Naira Ciotti, com oficinas  de performance em comunidades carentes da Grande Natal. Além dessa experiência ministra oficinas e workshops pelo Coletivo ES3 em espaços de formação de público e formação artística da cidade. É produtor do Circuito Regional de Performance BodeArte em suas três edições.
                                                      
CHRYSTINE SILVA
Mestre com pesquisa em dança contemporânea, corpo e processo criativo, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN, e licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua também como performer, bailarina e atriz residente na cidade do Natal – RN. É fundadora e integrante do Coletivo ES3, tendo participado integralmente de todos os projetos no currículo deste.
Atua também como formadora no campo da performance arte, tendo desenvolvido projetos de pesquisa e extensão junto a Prof. Dr. Andrea Copeliovich, Prof. Dr. Teodora Alves na área de criação, e Prof. Dr. Naira Ciotti, no trabalho com oficinas  de performance em comunidades carentes da Grande Natal. Além dessa experiência ministra oficinas e workshops pelo Coletivo ES3 em espaços de formação de público e formação artística da cidade. É produtora do Circuito Regional de Performance BodeArte em suas três edições.


Faça o download da Ficha de Inscrição aqui.

Um comentário:

  1. oi, pessoal.
    cheguei por acaso aqui no site. sou morador de goiânia e achei a perspectiva do curso muito interessante. gostaria de ter acesso à parte teórica do curso, se possível, especialmente no que consta em possíveis publicações virtuais. agradeço desde já. meu email é betorm@gmail.com

    ResponderExcluir