terça-feira, 17 de maio de 2011

"DEL DICHO AL HECHO HAY MUCHO TRECHO"

O Circuito BodeArte foi idealizado pelo grupo Facetas, Mutretas e Outras Histórias como um espaço de diálogo entre os artistas que mantinham seu foco de trabalho na produção em Arte Contemporânea, especialmente a Performance Arte. Depois de realizadas duas edições contando com a colaboração dos artistas locais, o Coletivo ES3 se une ao grupo Facetas para a organização de um Circuito que seria composto de diversos eventos tais como palestas, fóruns de discussão sobre a Performance Arte e oficinas ligadas ao tema, de forma que, todos esses eventos culminariam no Evento BodeArte composto por apresentações de várias performances, instalações, exposições, etc.
É um projeto de grande porte. É uma possibilidade de afirmação de um espaço de apresentação de processos criativos ligado à Performance Arte e de divulgação dessa tão controversa e às vezes mal entendida linguagem artística. É ainda mais interessante pela sua proposta de não-curadoria que exige dos artistas que se propõem a apresentar suas performances no evendo, apenas a participação em um espaço de discussão criado pelos organizadores, o Fórum de Performance, que acontece um mês antes do evento.
Infelizmente um evento como este não se faz sozinho, e algumas pessoas tem que trabalhar pelo bem da classe artística ligada à Performance Arte, geralmente marginalizada em outros eventos. Estamos aqui, aceitamos a carga de trabalho que não terá um centavo como compensação, mas sim a conquista de um espaço que não será apenas nosso, mas de muitos. Contamos com a presença dos artistas, divulgamos o evento, pedimos a colaboração e as respostas são sempre positivas: "Sim! Eu estarei lá!"
Aqui coloco o significado da frase-título desta postagem, é um provérbio de origem espanhola que traduzido à rigor significa: "Do dito ao feito, há um longo caminho". Nós fizemos a nossa parte, esperamos apenas a real contribuição dos mais interessados nessa luta, os artistas. Infelizmente não conseguimos nenhuma glória sem que lutemos por ela.

O que você estava fazendo naquela sexta-feira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário