sábado, 12 de novembro de 2011

Mais um Motivo para Comemorar: DESCONTROLE REMOTO

   Há alguns meses atrás entrou em contato conosco, através de Chrystine Silva, uma galera de Curitiba demonstrando interesse em realizar um projeto de interação performática entre Natal e Curitiba. O projeto se intitulava DESCONTROLE REMOTO e foi idealizado pelo artista curitibano Angelo Luz com a participação de Luana Navarro, Fernando Ribeiro, Paulo Reis contando com a produção de Janaína Spode. 
   Nós do Coletivo ES3, aqui de Natal fomos convidados a recebê-los para uma série de ações para o intercâmbio cultural entre artistas da performance arte do sul e do nordeste brasileiros, através de uma estratégia de itinerância mútua para região oposta à de sua origem, com o objetivo de mapear, mostrar, documentar e debater seus trabalhos e os contextos locais em que se inserem, a relação entre estes, público, o circuito de arte emergente, as políticas públicas aplicadas e as perspectivas para os próximos cinco anos desse circuito. Após a visita curitibana à Natal, também visitaremos a cidade do sul do país com a mesma intenção. As cidades escolhidas para o lançamento das ações foram Curitiba (PR) e Natal (RN), mas o projeto se propõe a dar continuidade a este desbravamento da performance por outras cidades brasileiras.
   O objetivo do projeto consiste em criar um lugar de hibridação que ocorra em constante deslocamento por ambientes públicos, no contato direto com as comunidades locais. Das ações propostas constam um video-documentário artístico sobre a performance e seus meios, o entendimento que existe desse segmento expressivo nessas cidades, debates sobre os desenvolvimentos da arte contemporânea local/regional e ações performáticas.
   Nós do Coletivo ES3 expressamos novamente a nossa admiração pelo ótimo trabalho da galera de Curitiba, que acabou por ser reconhecido, também, por um dos maiores editais brasileiros de fomento à criação de redes em artes visuais: o  Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 8ª edição . Com a aprovação no edital citado, um grande projeto como este, se tornará ação em 2012! Mais uma vez, parabéns aos idealizadores do projeto. Estamos por aqui arrumando a casa para recebê-los! Que venha 2012 e mais uma grande parceria pela performance brasileira! 

VAMOS PERFODER O BRASIL!

Informações retiradas de: Giro Pela Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário