sexta-feira, 6 de setembro de 2013

RESIDÊNCIA ES3 NA PINACOTECA.


A partir de outubro o ES3 começa uma residência no Palácio da Cultura – Pinacoteca do Estado, propondo-se a uma ocupação que perpasse sob diversos enfoques seu trabalho no campo da performance arte, através de exposições, performances, workshops e curso.
Nessa residência serão incluídos diversos projetos do ES3, como o “III Circuito Regional de Performance BodeArte (Corpos Ausentes)”, uma ocupação expositiva de nível nacional de performers de todo o Brasil. Ainda no campo das exposições teremos a exposição “Fragmentário de F(r)icções da Rua”, ainda inédita no estado do Rio Grande do Norte, e já realizada pelo Coletivo em Porto Alegre (RS), no Atelier Subterrânea.
Para marcar a abertura da residência será aberta ao público a exposição “Movimento-Momento: Fragmentos no Tempo”, com o acionamento de uma discussão entre corpo, presença, performance e registro.
Na exposição formada por vinte fotografias temos trabalhada a seguinte proposição conceitual: extensões do corpo trabalhadas sobre a imagem dos performers, ações relacionais pensadas sobre o movimento do corpo, articulando as esferas fixas da ideia de registro da performance e pensando-as numa edição realizada pelo próprio corpo em relação com o dispositivo fotográfico. Expansões da imagem, encolhimentos, intervalos, pausas, imagens do corpo editadas pela ação em performance que incorpora o meio fotográfico para pensar nos “irrepetíveis” esforços, os “irruptíveis” momentos, de interação entre movimento do corpo e da íris da máquina para pensar distintas pontes de relação entre corpo, performance e fotografia.
Nos meses que se seguirão, com atividades agendadas até o mês de abril de 2014, o Coletivo ES3 retorna com oficinas e workshops voltados ao processo criativo em performance arte, assim como à iniciação nesse campo das artes. A proposição mais audaz levará a cabo em 2014 um curso de performance arte com carga horária de 40h e foco em abordagens teóricas e práticas do corpo.
Por fim, ainda na composição dessa residência, serão apresentadas performances do Coletivo ES3 e de convidados nacionais, como do performer Márcio Shimabukuro (Shima), e de convidados internacionais, como da holandesa Ieke Trinks.
As atividades serão divulgadas com antecedência via redes sócias e blog do Coletivo ES3, assim como o seu conteúdo, datas e custo (quando for o caso).
Fique ligado nessa residência! Adicione o perfil do ES3 e siga o blog para estar atualizado sobre as atividades em cada mês! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário