quarta-feira, 22 de junho de 2011

Quadrienal de Praga - Primeira Semana

Olá amigos brasileiros, farei um resumo da primeira semana da Quadrienal de Praga o maior evento no campo da Cenografia no mundo.
Em primeiro lugar gostaria de dizer, que por mais que nós da UFRN, não tenhamos conseguido mandar todos os representantes, o que para mim é uma lástima, estar aqui representando os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do DEART - UFRN: André Luiz Rodrigues Bezerra, Augusto César Serquiz Maia, Vinícius Cortez de Souza Dantas e Diogo Fonseca de Farias, é uma grande honra e uma grande responsabilidade que estou cumprindo com um compromisso de estar sempre divulgando os nossos trabalhos seja para as pessoas de outros estados, quer seja para os professores e alunos de outras partes do mundo, com o intermédio de um interprete para fazer a tradução, já que meu inglês ainda não me permite fazer tudo isso sozinho.
Dito isso, vamos ao evento, começou no dia 16 com a realização do credenciamento, onde além do cracha vc recebia uma série de materiais relativos à PQ em uma sacolinha. Já nesse dia pude ver o primeiro stand situado na Galeria Nacional, ou como eles chamam na " Veletržní Palác". O referido trabalho era do México, do Grupo Teatro Ojo, e confesso que aquele stand mecheu comigo por diversos fatores: primeiro era totalmente interativo, me fazendo ficar ali por duas horas ouvindo em uma espécie de walkman, a explicação em inglês de cada obra exposta, por mais que não entendesse tudo o que estava sendo dito. A forma como eles expuseram os trabalhos, ficou tão perfeita, que fazia com que você circulasse e quisesse ver todos, um por um. Abaixo vai uma foto de um dos trabalhos.




Esta foto é de uma série de imagens do espetáculo Don Giovani, de Mozart, onde o foco nesse momento da exposição eram os figurinos criados para esta obra.
Confesso que depois de ter visto isso, não consegui mais me concentrar em nada nesse dia, excetuando-se em localizar as maquetes feitas na UFRN. Achei, e quando cheguei lá a maquete do Fando e Lis, estava bem destruída, no início fiquei triste, porque foi muito trabalhosa, mas mesmo assim ainda estava sendo bastante elogiada e fotografada, assim como a maquete do "Cleansed". Abaixo mais fotos:






Recebi o meu exemplar dos catálogos da Mostra das Escolas e da Mostra Nacional, o exmplar de todos serão encaminhados por correio para a UFRN. 
Outra coisa bastante interessante nessa primeira semana de evento foi uma mesa redonda sobre figurinos com a participação brasileira de Rosane Muniz, autora do livro "Vestindo os Nús", que foi super aplaudida no final. Esta palestra tinha relação com a exposição de figurinos chamados "Extreme Costumes". Cujas fotos vocês verão a seguir. Dentre os figurinos que estavam nessa exposição posso citar dois brasileiros que eu gostei muito: o figurino do Colete de Gelo do Grupo de Teatro Novelas Curitibanas e o figurino do Cena 11 do PaintBall, fotos abaixo:



Esta exposição ficava no subsolo da galeria, tornando tudo muito sombrio, porém, um tanto inacessível, a forma como os figurinos foram organizados também não ajudou muito, alguns ficaram jogados e as legendas não ficavam bem localizadas, o que te deixava um pouco perdido dentro do espaço.

Depois de ter visto tanta coisa interessante resolvi conhecer um pouco a cidade com as pessoas que havia conhecido e foi numa dessas saídas que recebemos a notícia de que o Brasil havia ganhado dois prêmios na Quadrienal: A Triga de Ouro, prêmio máximo da Quadrienal, dado à melhor mostra dentre todos os países, já que eles separam a Mostra das Escolas da Mostra Nacional, esta última de caráter profissional. Porém quem ganha este prêmio, o recebe tanto pela Mostra Nacional quanto pelo conjunto da obra. Tivemos também outro prêmio: o de melhor espetáculo dos últimos cinco anos no mundo: BR3, do Teatro de Vertigem. 

Acho que fica a lição, para que da próxima vez, já que nessa não puderam ir todos os alunos e professores responsáveis pelos trabalhos, de que vale a pena perder talvez uma semana, duas ou quem sabe um mês, para correr atrás de formas diferentes de financiamento para ir a este que é um evento que por mais que se tenha uma noção teórica sobre sua grandeza, somente estando aqui é que essa grandeza se faz concreta.

Abraços a todos, e no fim da semana, no mais tardar início da próxima estarei postando um resumo da segunda semana. Fiquem com algumas fotos da cidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário